Você sabe o que é um trauma psicológico?

A palavra trauma significa “ferida”. E em Psicologia se compreende que o trauma tem origem em algum acontecimento externo, que ameaça a segurança e a vida de uma pessoa de modo intenso. Esse fato externo acaba refletindo internamente na pessoa, provocando mudanças consideráveis no modo de funcionamento psíquico.

O sujeito, quando sente um sofrimento intenso depois de alguma situação inesperada, pode apresentar mudanças no comportamento, pensamento e sentimentos de um modo complexo, passando a evitar reviver ou relembrar qualquer coisa ligada ao que lhe causou o trauma, criando defesas inconscientes para conseguir prosseguir.

Acidentes, procedimentos médicos invasivos, abuso sexual, físico ou emocional, situações de negligência, guerras, desastres naturais, perdas, trauma de nascimento, ou situações estressantes recorrentes de medo e conflitos que vão se acumulando com o tempo e as relações, são alguns exemplos de situações que podem influenciar no desenvolvimento de um trauma. Durante todas as nossas fases do desenvolvimento podemos interpretar situações como traumáticas ou não. Portanto, não cabe a nós o julgamento do que pode ter sido um trauma para alguém, a não ser, a própria pessoa com base no sofrimento que tal situação lhe causa.

E porque você precisa saber disso?

Talvez você apresente sinais e sintomas devido a alguma situação traumática e não saiba. Por isso, compreender que situações externas podem influenciar no nosso comportamento (possíveis gatilhos), faz a gente refletir no que estamos enfrentando.

Além disso, dar voz as emoções tem efeito curativo. Vivências psíquicas contadas e recontadas podem ser elaboradas. Freud (1856-1939), destaca que emoções reprimidas podem gerar conflitos que carregamos para o resto da vida, emergindo através da somatização. Ansiedade, depressão, medo, flashbacks, pesadelos, sindrome do pânico, podem ser possíveis sinais de um acontecimento traumático que precisa ser tratado, já que o corpo fala o que a mente reprime através desses sintomas.

Saiba que um lugar seguro pode ajudar na cura. Portanto, não deixe em buscar ajuda, se for o caso.

Se cuide 🤍

#janeirobranco

Uma resposta para “Você sabe o que é um trauma psicológico?”.

  1. […] Continua em: Você sabe o que é um trauma psicológico? […]

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora